Congresso Internacional do Turismo

Dois elementos geométricos compõem a marca: o quadrado, com seus 4 lados perfeitos, representando a unidade e a simplicidade; e o triângulo isósceles, também simples em sua forma, mas com um lado diferente dos outros dois, representando a diversidade. Não há intenção de proporcionalidade: a ‘diversidade’ é também, por si só, desproporcional.

Os dois elementos se unem, criando uma harmonia capaz de sugerir uma ilusão de profundidade. Um elemento passa a “conter” o outro, assim como, no turismo social, ‘visitante’ e ‘visitado’ se harmonizam e se complementam. A composição geométrica lembra o ritmado e festivo traço de Volpi que, com simplicidade e propriedade, criou uma unidade a partir de muitos elementos diferentes, retratando a alegria do Brasil em sua ‘fase das de bandeirinhas’.

As cores são alegres, como o próprio ato de viajar a passeio. As diferenças das cores também conotam ‘diversidade’.

Os elementos se distribuem no espaço. Juntam-se, distanciam-se, acomodam-se… Há movimento, como no ‘ir e vir’ do turismo de desenvolvimento, sempre proporcionando vivências e aprendizados aos viajantes.

A forma final não acontece. A marca, enfim, parece continuar em movimento, agregando o texto que se harmoniza aos elementos gráficos. Apesar de acomodada, a marca não se fecha, vaza. Há uma inquietação… a inquietação da ‘diversidade’ e das surpresas que só o turismo de desenvolvimento proporciona às pessoas.

PROJETO GRÁFICO

“Book” de apoio aos congressistas, contendo cronograma do evento; sinopses das palestras; currículo dos palestrantes; mapas da cidade; sugestões de hospedagem, restaurantes, transporte, etc.; programações paralelas; caderno de anotações; etc.

Todo participante podia criar a própria estampa da capa de seu book, a partir de carimbos em formato de bandeirinhas, disponibilizados em um espaço criado para a confraternização/apoio ao evento.

ANBIENTAÇÃO DO ESPAÇO

Para ambientar o espaço de confraternização e apresentação dos trabalhos dos congressistas, foi criado um mobiliário (bancos e bancadas) exclusivo em sintonia com a Identidade Visual do evento. Torres de andaimes marcaram o espaço, servindo como suporte a banners de tecido, bancadas, monitores de vídeo, etc. Compõem o projeto uma iluminação especial e um painel gigante de adesivo com a identidade do Congresso.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email